Privatizão da Petrobas;
Em nota oficial, a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) denuncia a possibilidade de privatização da empresa e rebate os argumentos apresentados pelo Conselho de Administração da estatal. Segundo a associação, as justificativas de que a venda dos ativos da empresa seriam para saldar a dívida de 450 bilhões de reais não se sustentam.
Para os engenheiros “o problema da dívida está sendo resolvido com o alongamento de prazos e empréstimos com contrapartida em petróleo a ser produzido. A Petrobrás tem reservas e novas plataformas entrando em operação, vantagem estratégica na relação com credores e países dependentes de petróleo importado”. Ainda segundo a associação “nenhum país se desenvolveu exportando petróleo por multinacionais. O Brasil corre o risco de entrar em novo ciclo do tipo colonial”.
A Petrobras é um dos maiores patrimônios que o país possui, o Brasil a partir da descoberta do pré-sal passou a ser um dos principais produtores de petróleo do mundo, a venda da empresa é um roubo. As riquezas geradas com a extração do pré-sal, a partir de sua privatização não poderão mais ser utilizadas para o povo brasileiro e o desenvolvimento nacional, as multinacionais é quem se beneficiarão com os lucros incalculáveis da produção e distribuição de petróleo.
A direita golpista através dos monopólios de comunicação realizam uma intensa campanha contra a Petrobras para justificar sua privatização, ou seja, a de entrega de seu patrimônio para as multinacionais, utilizando-se de denúncias de corrupção criaram a falsa ideia de que a empresa estaria falida. O golpe pretende liquidar com qualquer tentativa do país de se desenvolver, este processo politico que culminou no afastamento da presidência de Dilma Rousseff foi financiado por essas grandes petroleiras internacionais, em especial as norte-americanas, que agora pretendem leva-las sem muitos custos.