quinta-feira, 16 de junho de 2016

globalizacão

     oi galera meu nome é Higor e eu vou falar sobre a Globalazacão

   A Globalizacão é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
   A globalização e o aumento das desigualdades intra-sociedades a ela inerente, acentuou o sentimento de injustiça social e de revolta. Para as elites, mesmo para as que contestam a globalização, há vantagens evidentes, pelo menos ao nível da criação de uma rede de conexões internacionais e de mobilidade profissional qualificada. No caso das elites empresariais, as vantagens são ainda mais óbvias e vincadas. Podem retirar grandes ganhos económicos e financeiros de sistemas fiscais diferentes, de custos de mão-de-obra díspares, etc.
     Para o grosso da classe média e média-baixa, o sentimento dominante é que não tiveram quaisquer ganhos significativos com a globalização. Pior: que as grandes vantagens foram obtidas, ou concedidas a outros, pelas elites, à sua própria custa. Sentem uma redução das suas condições de trabalho, salários, pensões, etc, e que são empurrados para uma competição extrema e predatória. Essa percepção, que já existia de forma difusa antes da crise financeira de 2007 / 2008, tornou-se o sentimento em expansão nos últimos tempos. Pela sua incapacidade de evitar que partes significativas da população descessem socialmente a limiares próximos da pobreza — ou até resvalando mesmo para esta —, a União Europeia é um alvo particular de revolta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário